Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Povos Indígenas e Fundação Carlos Gomes firmam parceria para concerto musical

Enviado por fabricio.nunes em Qua, 08/05/2024 - 10:29
Fundação Carlos Gomes visita sede da Sepi.

Em visita à sede da Secretaria de Povos Indígenas (Sepi), o Superintendente da Fundação Carlos Gomes Gabriel Titan junto do Diretor de Núcleo de Percussão da FCG Carlos Aquino, debateram com a Secretária da SEPI Puyr Tembé como deve ser feita essa miscigenação no espetáculo musical.

“Para nós é muito importante destacar que, a nossa ideia é pensar na representatividade, em como adequar as culturas, colocando música da cultura indígena como destaque. Nós seremos os coadjuvantes deste espetáculo”, afirmou o superintendente.

Fundação Carlos Gomes em visita na sede da Sepi.

A mistura de instrumentos sinfônicos com instrumentos como maracá, trombetas de cuia e tambores deverá fazer parte da agenda da 30ª Conferência das Partes (COP 30), promovida pela ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro do ano que vem, em Belém do Pará. “Nós devemos entrar com a percussão sinfônica, incluindo tambores, marimba, xilofone e outros instrumentos da orquestra. Mas o principal é o que os povos indígenas colocarão na apresentação”, pontuou Carlos Aquino.

Esta parceria foi vista pela Sepi como um fundamental para apresentar ao mundo, em plena conferência com mais de 193 países da ONU, além de cinco territórios, um concerto histórico envolvendo a cultura ancestral. “A ideia é super interessante. Vai ser um projeto muito intenso, que terá um resultado fantástico com essa apresentação”, destacou Puyr Tembé.