
A Secretaria de Povos Indígenas do Pará (Sepi) e Universidade Estadual do Pará (Uepa), por meio do Governo do Estado, anunciam planejamento para criação de curso técnico de enfermagem para indígenas no Campus XII, em Santarém, que deve atender comunidades da região oeste do Estado.
A reunião contou com a presença da secretária Puyr Tembé, titular da Sepi, além do reitor Clay Anderson Chagas e vice-reitora Ilma Ferreira, com a participação da professora Joelma Alencar, do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), além da Diretora de Finalística da Sepi, Simone Silva.
“Eu tenho plena convicção de que, quando a gente lançar um curso, logo em seguida vamos lançar outros.Em Santarém, nós já temos o curso de enfermagem. Além da questão educacional, nós vamos levar mais saúde. Nós já temos toda a infraestrutura para lançar o curso”, disse o reitor da Uepa.
Além da ampliação do conhecimento e do serviço de saúde dentro das comunidades, a criação do curso estimula o acesso e conhecimento técnico de saúde voltado a povos originários, podendo ser expandido para outras regiões.

“Com a implantação desse curso no campus de Santarém, ao invés de atender apenas um povo,a gente vai contemplar comunidades como Munduruku, Sateré-Mawe, Cara Preta, uma diversidade de povos”, afirmou a titular da Sepi.
No término da reunião, foi decidido que a assinatura do termo para a criação da primeira turma do curso técnico de enfermagem deve ser feita ainda em junho deste ano.
Fotos: Divulgação.